14 99151-9957
contato@cuestapaulista.com.br

Pardinho

Terra das Emoções e é considerada a Capital da Música Raiz e da Cultura Caipira da Cuesta
images 5

Resumo

Com uma natureza privilegiada, a cidade de Pardinho é conhecida por Terra das Emoções e é considerada a Capital da Música Raiz e da Cultura Caipira da Cuesta. As atrações turísticas: Venda Vivan, Rancho do Malulli, Tirolesa do gigante, Terraço, Bairro Rural Campos Elíseos, Fazenda São Pedro do Pardinho 1959 – Cafeteria Cuesta Café 2018 – Coffee tour 2020, Fazenda Jatobás – Instituto Jatobás : Cursos e treinamentos, Capela de Nossa Senhora Aparecida, Chácara Tainã– Pousada – Acampamentos e trilhas e Cachoeira Segredos.

Atrativos

Centro de Max Feffer de Cultura e Sustentabilidade – Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade tem como objetivo ser um local de experiências significativas para a comunidade, promovendo cultura, arte e bem-estar aos seus visitantes. Além de ser um centro cultural ativo, que oferece uma programação diversificada e gratuita para os mais variados públicos, é um atrativo arquitetônico. Construído pelo Instituto Jatobás em uma praça pública cedida pela Prefeitura Municipal de Pardinho, o Max, em sua concepção, segue uma série de técnicas inovadoras dos chamados “edifícios verdes”, e se destaca por sua cobertura desenvolvida em bambu.

Venda Vivan – No final da antiga estrada Picadão, hoje Estrada Constantino Pauletti encontra-se a Venda Vivan,estilo antiga venda cerealista colonial outrora ponto de venda da troca das safras, hoje ponto de encontro dos grupos que se aventuram pelas Trilhas da Cuesta de Pardinho. A família conta que seus antepassados vieram do Porto de Santos em lombo de mula e carroças numa leva de italianos, acampando em tendas feitas de cobertores. Chegaram aqui, em terras prometidas para lidarem com o café – ouro do Brasil. O espaço conquistou seu público com os grupos de caminhantes, cavaleiros, motoqueiros , ciclistas de toda a região em busca da famosa coxinha do Vivan e da cachaça do Darci, tornando -se  ponto de encontro tradicional.

Rancho do Maluli – O Rancho do Maluli fica localizado na cidade de Pardinho-SP, na região do Polo Cuesta, onde a geologia traz paisagens de tirar o fôlego. No centro da vista encontramos o Gigante Adormecido, uma formação montanhosa que somente deste ponto de vista assume a forma de um homem deitado. O clima, os animais, as plantas e as cores do céu ao longo dia, criam um ambiente próprio para o passeio em família, um lugar de muita paz e energia positiva.

Tirolesa do Gigante – Oferece diversos passeios, o mais conhecido é a tirolesa que tem 800 metros de comprimento, dividido em 3 lances, um na sequência do outro. Com uma bela vista para o Gigante Adormecido. O retorno da descida é feito de caminhonete. Aproveite para tirar uma foto com a Vista do Gigante Adormecido, lá é um dos melhores locais para observar ele.

Terraço – Localizado em uma área rural, ali coladinho com o Restaurante Eurico Nunes. A construção onde os dois locais estão, já foi usada para a produção de café antigamente. Em um espaço agradável e bem planejado, você pode experimentar as delícias do local em um ambiente interno e externo. No cardápio você tem as opções de porções, salgados, pães e doces. As bebidas são diversas, como cafés variados, chocolate quente, sucos naturais, milkshakes, frapês, refrigerantes, cervejas e drinks.

Restaurante Paineira Velha – Pioneiros no setor, abrem o primeiro restaurante rural. Servindo comida caseira com toque da culinária caipira, feita no fogão a lenha, sua porção de torresmo é imbatível. Em 2017 constroem na frente do restaurante um deck de madeira, para sua clientela apreciar a inesquecível Vista do Gigante adormecida, disputadíssima no final de tarde pela clientela dos parceiros da Tirolesa do Gigante. Em 2020 o estabelecimento foi arrendado pela culinarista Franciele que aprimorou o fogão a lenha aumentando sua capacidade de atendimento e sabor . O espaço também conta com a parceria do Açaí do Mirante em sua área de estacionamento com caprichadas porções de Açaí e variados sorvetes.

Bairro Rural Campos Elíseos – O bairro é composto por chácaras de recreio para locação rodeadas de muito verde e várias propriedades rurais ativas. Entre as opções de locação está  o Complexo de lazer Chácara Felicità, composto por uma chácara para 20 pessoas e mais três espaços para até 10 pessoas, com piscina e um espaço gourmet que serve pizzas, lanches e em algumas ocasiões especiais massas com toque italiano. Neste bairro há vários atrativos, um que se destaca é a pista para prática de off road motorizado para gaiolas e motos, o espaço também organiza passeios pelas estradas de Pardinho.

Fazenda São Pedro do Pardinho 1959 – Cafeteria Cuesta Café 2018 – Coffee tour 2020 – Cafeteria Cuesta Café é uma aconchegante construção de madeira e vidro de frente para o penhasco, com mesas espalhadas num Mirante natural no topo da Cuesta de Pardinho, tendo como fundo uma espetacular vista do pôr do sol. É possível fazer um passeio pelas plantações num charmoso trenzinho puxado pelo Trator, nas diferentes fases do café.

Fazenda Jatobás – A Fazenda Jatobás conhecida como a Fazenda dos Bambus pela produção desta cultura foi escolhida, entre muitas, a dedo Max Feffer pelas suas características. Ali é um polo de pesquisas e estudos relacionados ao bambu paralelamente a cursos de desenvolvimento pessoal voltados a Governanças e lideranças relativos ao desenvolvimento da economia. Não é aberto a visitações , exclusivo as atividades do Instituto Jatobás.

Capela de Nossa Senhora Aparecida – Localizada no Bairro Maristela, às margens da rodovia Castelo Branco, nas dependências do Posto Graal Maristela a graciosa Capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida herege às intempéries do tempo. Ela tem uma longa escadaria que dá acesso ao seu interior, preparado para os devotos da Santa.

Estância ArThy&RG – Cachoeira Segredos – Incrustada num pedacinho de mata nativa, na ponta de uma colina da Cuesta de Pardinho , a cachoeira Segredos surpreende pela sua beleza em todo o trajeto do rio. O percurso da cabeceira é tranquilo, cheio de recantos formados pela forma da água e movimentação das pedras e vegetação propícios para um piquenique.

Cachoeira da Turbina – Por volta de 1950, não tinha as facilidades de hoje, a água não era encanada e precisava ser baldeada das nascentes e riachos, muito menos se tinha energia elétrica. O Senhor Humberto Bosco, conhecido como Berto, nascido aqui na propriedade da família, filho de imigrantes italianos tinha habilidades manuais e conhecimento científicos, resolveu a questão criando uma comporta ligada a um cabo de aço, uma mini hidrelétrica, para conter a vazão da águas das quedas da cachoeira, o qual ele que ele controlava de casa sede por uma manivela. Sistema também idealizado por ele. Mantendo assim a casa iluminada. Da onde surgiu o nome de Cachoeira da Turbina. 

Chácara Tainã– Pousada – Acampamentos e trilhas – local privilegiado com uma ampla vista da Cuesta paulista entre morros e colinas favorece um belo espetáculo do entardecer proporcionando fotos maravilhosas. Tamanho foi o interesse pelo local surgiu a ideia de alugar os quartos de visita, a procura foi tanta que surgiu a área de acampamento e a Trilha que dá acesso a quedas d’água que apesar da temperatura de frio para gelado renova as energias. O local é repleto de trabalhos em madeira feitos pelo seu anfitrião e tudo em volta demonstra sua capacidade artística em cada detalhe.

Fazenda Santa Terezinha – Sino do Chalés da Cuesta –  A fazenda Santa Terezinha, vem de geração em geração direcionando a propriedade para o Turismo rural, desde as tradicionais festas que reuniam os vizinhos da região toda depois da colheita estruturação das hospedagens, a família sempre foi visionária na arte de receber preconizando a atividade turística com o primeiro centro de lazer : o Hotel Águas da Serra.

Fazenda Sant’Anna – Queijo – Localizada no Eixo Turístico Vista do Gigante, a 960 metros de altitude, na cidade de Pardinho SP, a Fazenda Sant’Anna é uma das mais famosas do interior paulista por diversos motivos, incluindo a tecnologia no melhoramento genético bovino e sua diferenciada excelência na produção de leite, mas é pela qualidade de seu queijo produzido no laticínio da fazenda, o Pardinho Artesanal, que ela é reconhecida! Sendo uma das primeiras fazendas do mundo a obter certificação ISO 14001, de gestão ambiental.

Estátua do Ferreirinha –  Marco da história da cultura local simboliza a homenagem ao cavaleiro – violeiro, como um tributo à música raiz de nome Ferreirinha, da letra de Adauto Ezequiel (Carreirinho) imortalizada na voz do mestre Tião Carreiro e Pardinho Durante as festas tradicionais com cavalgadas, as comitivas prestam homenagem desfilando  ao seu redor referenciando nossa cultura.