Itatinga

Resumo
Itatinga é mais um município que pertence ao Circuito Pólo Cuesta, com destaque para o turismo ecológico, religioso e cultural. As atrações turísticas: Abadia Nossa Senhora Assunção de Hardehausen, Usina Hidrelétrica Salto do Lobo, cachoeira do Lobo, travessia Itatinga-Paranapanema, Recanto dos Cambarás e Estação Ambiental da ESALQ – Horto Florestal.
Atrativos
Abadia Nossa Senhora Assunção de Hardehausen – visitas mediante agendamento prévio – A Abadia encontra – se em um local muito agradável, com um jardim modesto e bem cuidado. A arquitetura neoclássica também busca a simplicidade sem deixar a beleza de lado. O tempo necessário para
conhecer o atrativo é pouco mais de uma hora. Possui atividades programada como missas aos domingos e dias santos, realizadas na capela às 08h00.
A Abadia abriga 10 monges que além de trabalharem com suas atividades pré-programadas, produzem livros sobre a ordem cisterciense e compostas de doce e mel.
A Usina Hidrelétrica Salto do Lobo – patrimônio histórico de Itatinga e existe há quase 100 anos, foi restaurada e os visitantes podem apreciar a paisagem local e conhecer como se produz energia elétrica. O Local recebe visitantes de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio.
Cachoeira do Lobo – localizada no Sítio Saltinho: ali a natureza foi generosa por conta da linda queda d’água e do grande lago.
Travessia Itatinga-Paranapanema – localizada a aproximadamente 35 km do centro da cidade, a balsa faz a ligação das duas cidades. A travessia tem 1.300m e o passeio proporciona uma belíssima vista do Rio Paranapanema, das matas ciliares e serras que adornam o rio.
Recanto dos Cambarás – área de lazer às margens do lago que une o Rio dos Veados e o Rio Paranapanema. O Recanto dos Cambarás é um ótimo local para a pesca, esportes aquáticos e lazer, contando com uma ampla área de lazer com quiosques cobertos, pias, churrasqueiras, mesas, bancos e energia elétrica disponíveis gratuitamente.
Represa de Jurumirim – Conta com boa infraestrutura para pesca, além de campo de futebol de areia, campo de vôlei de areia e estaleiro.
Estação Ambiental da ESALQ – Horto Florestal – administrado pela USP, através da ESALQ, é um dos mais antigos hortos florestais do país. Criado no início do século XX pela estrada de ferro Sorocaba, as casas de madeira onde estão instalados os escritórios, salas de aula, cozinha comunitária, conservam as características originais e estão no coração da grande floresta de eucaliptos plantada na década de 40. As trilhas interpretativas passam por matas nativas e exóticas, terminando em uma linda cachoeira.