14 99151-9957
contato@cuestapaulista.com.br

Botucatu

Sua região é rica em biodiversidade sendo uma terra de aventura para quem gosta de esportes radicais.
download 9

Resumo

Botucatu é conhecida como a cidade dos bons ares, das boas escolas e das boas indústrias. Sua região é rica em biodiversidade sendo uma terra de aventura para quem gosta de esportes radicais. Além disso, também é conhecida por ser a cidade do Saci, personagem que até mesmo ganhou uma Associação Nacional de Criadores de Saci, com sede no município, evidentemente com o intuito de divulgar o folclore.

Atrativos

DECK 976 – Um espaço agradável para ter boas conversas com os amigos e curtir uma bela vista da Cuesta. É um bar ao ar livre que fica localizado em Pardinho. Lá é possível degustar de boas bebidas e petiscos com essa vista inesquecível do Gigante Adormecido. Abre aos finais de semana das 10 as 22h. É bem fácil de chegar no Deck e o caminho até lá é todo de asfalto.

Cachoeira da Marta – O local trata-se de uma unidade de conservação, os visitantes deverão ir para contemplar o local, caminhar e tomar um banho de cachoeira. É necessário fazer um cadastro prévio para acessar o parque. 

Varanda Pardinho – Um espaço que foi planejado para usufruir bem o ambiente e privilegiar a linda vista do local. Possui um espaço com muitos ambientes interligados, com iluminação natural e tem vista para todos os lados. Tem uma imensa área gramada, para uso e admiração da linda paisagem, destaque para o pôr do Sol do local e a janela do andar de cima, onde tem uma linda vista para o Gigante Adormecido.

Mirante Santa Rosa – Você pode ir visitar ele para apreciar as belas paisagens da nossa Cuesta, inclusive, lá você tem vista para as Três Pedras. Você que procura um espaço para piquenique, o local oferece diversas áreas para isso. Rende também belas fotos e tem diversos cenários para um ensaio fotográfico inesquecível. A propriedade possui uma grande mata nativa, mirantes e um terreno rochoso, que permitem registros diferenciados.

Pinacoteca – Fórum das Artes – A Pinacoteca de Botucatu está sempre com novas exposições, confira abaixo as que você pode encontrar no momento em uma visita que vale super a pena. A Pinacoteca de Botucatu fica localizada na Rua General Telles, 104 e tem a entrada gratuita. Funciona de quarta à sexta das 8h30 as 17h. Sábados, domingos e feriados das 11h as 17h.

Museu do Cevap – O CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) possui um serpentário no Lageado com aproximadamente mil serpentes peçonhentas. No Museu do CEVAP, idealizado para receber visitação pública, estão em exposição cerca de 100 animais como serpentes, escorpiões e aranhas, além de lagartos, iguanas e jabutis. Em cada recinto, existem materiais informativos sobre as características e hábitos dos animais, e além disso monitores estão à disposição para esclarecer as dúvidas e curiosidades do visitante. 

Fazenda Lageado – A Fazenda Lageado faz parte da história do Brasil e foi formada no processo de expansão da cafeicultura no Oeste Paulista no século XIX. Abrigou, a partir de 1934 até a década de 1970, a primeira Estação Experimental de Café do país, encarregada do desenvolvimento de pesquisas e experimentos técnico-científicos na área da cafeicultura e visando a diversificação da produção agrícola em áreas de antigos cafezais.

Catedral de Santana – A Catedral de Santana é um ponto turístico extremamente belo. Localiza-se no centro da cidade de Botucatu e é palco para grandes missas e festas.

Cachoeiras da Pavuna – A Pavuna é uma fazenda com cinco quedas de cachoeiras (quedas 1 e 2 inacessíveis no momento). Funciona todos os dias das 07h as 17h, não abre em dias de chuva. As trilhas são de nível médio/difícil, são por volta de 2,5 km (ida e volta) com trechos onde tem barranco e uso de cordas. 

Pedra do Índio – O Ecoparque Pedra do Índio é uma fazenda onde o principal atrativo é o deck da Pedra do Índio, lá é possível ter a melhor visão das Três Pedras, da Cuesta e cidades da região, é possível conferir um belo nascer do Sol. No local tem o Espaço Pedra do Índio – Café & Food, com lanches próprios e bebidas, serve aos finais de semana e feriado um delicioso café da manhã. O Ecoparque Pedra do Índio é uma fazenda onde o principal atrativo é o deck da Pedra do Índio, lá é possível ter a melhor visão das Três Pedras, da Cuesta e cidades da região, é possível conferir um belo nascer do Sol.

Estação Ferroviária – A Primeira Estação de Botucatu foi aberta em abril de 1889. Em 1906, em razão da sua importância, foi construído um novo prédio e entregue em 1934. A estação foi entregue como patrimônio restaurado no dia 22 de setembro de 2016 e hoje abriga a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo.

Mirante da Bocaina – Um mirante natural na descida da estrada para Piapara, na beira da estrada, de lá é possível observar a Cuesta, a ferrovia, um dos túneis e o Morro do Peru, um morro testemunho, que consiste em uma parte do terreno de antigamente da nossa Cuesta, composto por materiais mais resistentes e que se manteve com as mudanças do tempo, um morro provando que a Cuesta atingia uma superfície maior do que a existente de hoje.

Mirante de Pátio 8 – Pátio 8 era a estação de trem Belvedere (hoje demolida), tem esse nome por ser parte das 8 estações novas que foram construídas para substituir as do antigo trecho, inaugurada em 1952, teve trens de passageiros circulando até 1999. O antigo prédio de madeira foi demolido em 1980. Ainda no alto de Botucatu, é possível apreciar uma bela paisagem do Pátio 8, em seu mirante, que tem acesso lá no final do Jardim Peabiru.

Capela de São Cristovão – Localizada às margens da Rodovia Marechal Rondon, na serra de Botucatu, a mais de 800 metros do nível do mar com vista privilegiada da Cuesta. A capela está dentro de uma propriedade particular, mas ela é considerada um patrimônio público e do turismo de Botucatu. As pessoas visitam a igreja não apenas por serem devotas, mas também para apreciar a beleza natural do relevo da cuesta

Ruínas da Capela de São João Batista – A Capela de São João Batista (ou São João do Monte Sinai), teve sua construção finalizada em 1942, a pedido do Coronel Valêncio e outros proprietários de terra daquela região, com o objetivo de abençoar as terras e celebrar missas. Anos mais tarde, com a chegada da ferrovia e as diversas explosões necessárias para a construção da linha férrea, a estrutura da capela foi sucumbindo, sobrando assim apenas essa torre e o alicerce.

Igreja de Rubião JR – A Igreja de Santo Antônio é um ponto turístico bastante frequentado por visitantes e católicos. Localizada em cima de um morro, proporciona aos visitantes uma ampla vista  da cidade e de sua beleza. 

Base da Nuvem – Um dos mirantes mais conhecidos de Botucatu, está recebendo visitantes novamente, a Base da Nuvem. Com sua paisagem íncrivel, é palco para eventos como acampamentos, voo de balão e voos livres de parapente.